segunda-feira, 25 de setembro de 2017

LEI DA MORDAÇA PARA OS PASTORES

Recentemente, o Pr. Erton Köhler, presidente da Divisão Sul-Americana (DSA) da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), impôs uma "lei da mordaça" a todos os pastores e obreiros do Campo. Sim, a administração da DSA passou, na prática, a coibir a livre expressão da parte dos pastores, uma vez que estes, para publicarem qualquer coisa, terão que: 

) Submeter os originais à Comissão Ministerial do seu Campo;

) A seguir, enviar o material à Comissão Ministerial da sua União, para cuidadosa apreciação; 

) Caso o material seja aprovado em todas estas instâncias, é finalmente enviado para a Casa Publicadora Brasileira (CPB), a fim de saber se ela tem interesse em publicá-lo; 

) Se a CPB não tiver interesse (depois de transcorrido todo esse precioso tempo - que pode levar anos...), então, o indivíduo fica "livre" para publicar o livro por sua própria conta e risco; MAS...

) O LIVRO SÓ PODERÁ SER COMERCIALIZADO PELAS LOJAS DA CPB OU DO SELS! 

) FICA PROIBIDA QUAISQUER VENDAS ATRAVÉS DOS AUTORES, especialmente em palestras nas igrejas.

Assim, só nos resta orar pelos nossos pastores, especialmente pelos mais brilhantes que, por isso mesmo, são as maiores vítimas da censura oficial.  

11 comentários:

  1. Olá irmão! Você teria fontes para a afirmação do artigo acima?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Leviano, você vai engolir suas palavras quando eu publicar o documento. Não farei para dar-lhe qualquer satisfação, mas para atender a leitores como o "T and T Ministry". Como não confia nos editores deste jornal, siga o meu conselho: desapareça daqui. Não fará falta.

      Excluir
  3. Se há algo que abomino, como Atalaia, é a leviandade (tal como a manifestada pelo infeliz acima). Assim, caro "T and T Ministry", eu lhe asseguro que tenho, sim. No momento eu preciso preservar a minha fonte, que trabalha dentro da Obra. Contudo, assim que possível, eu a revelarei, para que não reste qualquer dúvida. Abraço em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Obrigado irmão! Não duvido da sua postagem, mas eu perguntei sobre a fonte por causa dos Tomés que precisam ver para crer! Eu já me deparei e conheço pastores e líderes que passaram por cituaçoes semelhantes a citada no artigo, por isso sei que isso é verdade! Mas muitos não tem conhecimento desses fatos e acham que isso é conto de fadas! Mas obrigado de qualquer forma e que Deus te abençoe!

      Excluir
    2. Por nada, meu caro. Não senti desconfiança da sua parte. Você colocou as coisas de forma transparente e cristã. Já contactei a minha fonte, e assim que possível nós divulgaremos o documento. Deus te abençoe ricamente.

      Excluir
  4. Gostaria de entender algumas coisas: Em que uma notícia destas pode ajudar em apressar a volta de Jesus? Teria algo errado em estabelecer estatutos e ordem para se trabalhar na causa de Deus? Os pastores são contratados para exercerem sua profissão em tempo integral para a Igreja, e ao aceitar, eles concordam nesta exclusividade. Seria realmente desagradável encontrar pastores subindo ao púlpito para fazerem propaganda de seus "trabalhos extras", expondo suas próprias ideias que, muitas vezes, dificultam e confundem a mensagem. Concordo que tenha que haver mesmo uma fiscalização na edição de publicações por parte dos pastores. Se interpretam isto como mordaça, teremos que rever nossos conceitos como um povo organizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, embora a Organização queira (e já esteja) transformar o pastorado numa mera profissão, à luz da Bíblia e do Espírito de Profecia trata-se de um ministério! Nesse ministério, devem usar a oratória, mas também as publicações (o que fica após morrermos) e o que mais tivermos ao nosso alcance. Os ministros deveriam ser incentivados, e não tolhidos. Se a DSA não confia em seus pastores, por quê os ordenou?

      Excluir
  5. Meu Deus do céu... As vezes eu me pergunto se estas tais REDES SOCIAIS nos fazem algum bem ou se faço coro com Humberto Eco "as redes sociais deram voz aos imbecis", e, possivelmente, eu devo estar entre eles, mas que fazer? Sobre a questão em foco vale dizer que me aposentei exercendo a atividade de livreiro, e supondo que as regras não tenham mudado todas as editoras sérias tem uma banca de avaliadores que analisam as obras a serem publicadas, coisas do tipo ocorre, por exemplo, Com as editoras Vozes, Paulinas, Paulus etc. Evidentemente que se estas editoras representam alguma instituição religiosa e consequentemente jamais irão permitir a publicação de QUALQUER COISA que fira seus dogmas, ou ataque as suas crenças. Que tal tentar publicar a obra de Uriah Smith, na qual o autor afirma que o Papa é a besta do Apocalipse, em uma destas editoras? Por que, então, com a C.P.B. não deve existir critério semelhante? Pelo amor de Deus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, não use o nome de Deus em vão; depois, é "Umberto", e não "Humberto", sabichão; finalmente, ninguém está se opondo a regras para a publicação. É salutar que exista uma comissão na CPB, com regras transparentes e fundamentadas, para avaliar os materiais que lá chegam. Contudo, a Organização não pode tornar todo o processo tão burocrático e, na prática, inviável. Já que confiou em seus pastores a ponto de ordená-los ao ministério, que lhes permita que enviem seus originais diretamente à CPB. Se os pastores de lá perceberem qualquer problema teológico, que consultem os pastores da União ou da Divisão. Desta forma, não estariam promovendo a censura e contribuiriam para a pregação do Evangelho Eterno.
      P.s. Se o Pr. Erton estivesse realmente preocupado com a pureza doutrinária de nossas publicações, não permitira jamais que o Marcos De Benedicto fosse o redator-chefe da CPB. Pesquisem no campo de busca deste blog o post "De Benedicto e as disciplinas espirituais" e vejam o que esse herege já escreveu.

      Excluir